Tsipras anuncia volta paulatina do salário mínimo de 751 euros em 2016

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 18h54
  • BlueSky

Atenas, 8 fev (EFE).- O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou neste domingo o restabelecimento paulatino do salário mínimo de 751 euros por mês e do 13° pagamento das pensões inferiores a 700 euros mensais.

Durante a apresentação do programa de governo no parlamento, Tsipras reconheceu que o retorno do salário mínimo de 751 euros não poderá ser aplicado imediatamente porque é preciso “dar tempo aos agentes sociais”, mas disse que será alcançado paulatinamente até 2016.

Entre as medidas que o governo impulsionará, explicou, estará o restabelecimento dos convênios coletivos que foram sendo destruídos nos últimos anos.

Tsipras assegurou que as pensões inferiores a 700 euros recuperarão o pagamento extraordinário eliminado pelo anterior governo.

Além disso, prometeu que não haverá cortes nas pensões ou novos aumentos na idade de aposentadoria.

Para financiar os custos, precisou Tsipras, será criado um fundo de caixas de pensões que será financiado com os ingressos que proporcione a exploração das riquezas naturais.

Entre as medidas sociais destacou a proibição de todo despejo de inquilino da primeira casa.

“Está claro que não aplicaremos as promessas do primeiro-ministro anterior à troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional)”, disse em alusão à moratória dos despejos de inquilinos concluída em janeiro.

Em matéria de saúde, Tsipras comunicou que será restabelecido o acesso universal à saúde, da qual nos últimos anos ficaram excluídas 2,5 milhões de pessoas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.