Tsipras anunciará renúncia hoje, segundo fontes governamentais
Atenas, 20 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciará nesta quinta-feira sua renúncia, após apresentá-la ao presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, e conversar por telefone com os líderes políticos do país, afirmaram à Agência Efe fontes governamentais.
Tsipras pronunciará hoje uma mensagem institucional pela televisão e na qual, segundo a imprensa local, pode anunciar a convocação de eleições antecipadas cuja data mais provável é 20 de setembro, segundo o que estabelece o procedimento constitucional.
A decisão de renunciar foi tomada durante uma reunião que Tsipras teve com seus colaboradores mais próximos, segundo as fontes.
Assim que Tsipras apresentar a renúncia de seu governo a Pavlopoulos, este o encarregará a missão de formar um novo governo em um prazo de três dias. Tsipras tem a opção de abrir mão da incumbência, o que é visto por analistas políticos como mais provável.
Neste caso, Pavlopoulos encarregará a formação do novo governo ao presidente do principal partido da oposição, o conservador Nova Democracia, e em caso de fracasso, o terceiro líder que receberá a tarefa será o do partido neonazista Amanhecer Dourado.
Se como se espera, este último não conseguir formar o governo, ao não obter o respaldo do parlamento, os líderes políticos serão convocados para debater a possibilidade de constituir um governo de ampla base. Mas se esse plano também não funcionar, então será formado um governo transitório que têm como única tarefa a organização das eleições antecipadas em um prazo máximo de 30 dias.
O primeiro-ministro deste governo seria um dos presidentes dos três tribunais superiores da Grécia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.