Tsipras: “Grécia quer continuar na zona do euro e espera chegar a acordo”
Moscou, 9 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quinta-feira que o objetivo da Grécia é permanecer na zona do euro e se mostrou otimista sobre as possibilidades de um acordo bem-sucedido com a União Europeia (UE).
“Queremos fechar um acordo com a União Europeia que seja benéfico para a Europa e para nós… O objetivo de nosso governo é que a Grécia permaneça na zona do euro”, assegurou Tsipras em uma aula magna oferecida no Instituto de Relações Internacionais de Moscou.
O chefe do governo grego se declarou otimista não só quanto à superação da crise econômica que atravessa seu país, mas também no que se refere à recuperação das perdas que causou.
Ele afirmou que Moscou e Atenas acharam o modo de superar os problemas para as exportações gregas para a Rússia, afetadas pela proibição russa às importações de produtos frescos europeus em resposta às sanções da UE pela política do Kremlin em relação à Ucrânia.
“Ontem falei (com o presidente russo, Vladimir Putin) das medidas para fortalecer as exportações gregas para a Rússia. Achamos um modo para superar os problemas neste campo”, disse Tsipras.
O chefe do governo grego, que hoje se reunirá mais tarde com seu colega russo, Dmitri Medvedev, não deu detalhes sobre os mecanismos para potencializar| as exportações gregas para a Rússia.
Tsipras reiterou sua rejeição às sanções ocidentais a Moscou, já que na sua opinião não ajudam a solucionar a crise na Ucrânia.
“O círculo vicioso das sanções adotadas contra a Rússia, a guerra de sanções e o aumento da retórica da Guerra Fria simplesmente nos afastam da solução”, declarou.
Tsipras deu sua aula magna em grego, que foi traduzida de maneira simultânea para o russo para os estudantes e professores. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.