Tsipras inicia reuniões com direita nacionalista para formar Governo
Atenas, 26 jan (EFE).- O líder da coligaçõa Syriza e vencedor das eleições gerais deste domingo na Grécia, Alexis Tsipras, se reunirá esta mesma manhã com o presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes, Panos Kamenos, para explorar a possibilidade de formar um governo conjunto.
A Syriza informou que Tsipras se reunirá com Kamenos às 8h30 (horário local, 6h30 de Brasília), logo após receber do presidente da República, Karolos Papoulias, a incumbência de formar governo.
Também se reunirá ao longo do dia com o líder da legenda centrista To Potami (O Rio), Stavros Theodorakis, assim como com o presidente do Partido Comunista KKE, Dimitris Kutsumbas, embora com estes ainda não haja fechado uma reunião.
A Syriza assinalou que a reunião com Kamenos tem como objetivo confirmar o “apoio e a possível participação dos Gregos Independentes no novo governo”.
De acordo com a mesma fonte, a intenção é ter pronto o novo governo amanhã à tarde ou o mais tardar na quarta-feira de manhã.
Após a apuração de 99,5% dos votos, a Syriza obteve 36,34% dos votos, o que se traduz em 149 cadeiras, dois abaixo da maioria absoluta.
Os conservadores de Nova Democracia do até agora primeiro-ministro, Antonis Samaras, ficaram com 27,81% (76 cadeiras).
No terceiro lugar estão os neonazistas do Amanhecer Dourado com 6,28% (17 cadeiras), seguido do To Potami, com 6,05% (17 cadeiras).
Vêm em seguida os comunistas, com 5,47% (15 cadeiras), Gregos Independentes, com 4,75% (13 cadeiras) e os social-democratas do Pasok, até agora parceiros no governo de Samaras, com 4,68% (13 cadeiras). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.