Tsipras se compromete a realizar esforços para que Eurogrupo aprove resgate
Atenas, 13 ago (EFE).- O primeiro ministro da Grécia, Alexis Tsipras, se comprometeu nesta quinta-feira a realizar os esforços necessários para que o Eurogrupo aprove amanhã o terceiro pacote de resgate financeiro ao país.
Fontes do governo grego informaram que Tsipras conversou por telefone com os presidentes da França, François Hollande, da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e dos socialistas na Eurocâmara, Gianni Pittella, garantindo que a Grécia cumpriu “absolutamente tudo” o que foi estipulado na recente cúpula dos países-membros do Eurogrupo.
O parlamento grego debate hoje o acordo firmado na última terça-feira com as instituições credoras – Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira – após mais de 20 horas de negociações.
A expectativa é que o resgate obtenha ampla aprovação do parlamento, já que conta com o respaldo da oposição, na votação que ocorrerá depois da meia-noite de hoje.
Os credores estabeleceram como requisito a aprovação do pacote no parlamento grego antes que o acordo seja submetido ao aval do Eurogrupo na manhã da sexta-feira.
Se obtiver o sinal verde da zona do euro, o resgate terá vigência de três anos. A Grécia receberá um empréstimo de até 86 bilhões de euros, que servirá em grande parte para pagar dívidas.
O primeiro desembolso incluiria 10 bilhões de euros que seriam imediatamente injetadas para recapitalizar os bancos, ainda sob os controles do governo, o que levou uma maior crise da economia.
Em troca, o governo de Tsipras se comprometeu a realizar duros ajustes em setores como a previdência, a cobrança do imposto IVA e nas privatizações. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.