Tsipras se reúne com Merkel e Hollande para buscar solução para Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 15h26

Bruxelas, 10 jun (EFE).- O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, se reunirá nesta quarta-feira em Bruxelas com o presidente da França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para discutir a situação das negociações entre a Grécia e seus credores.

O encontro acontecerá às 16h (de Brasília), depois do jantar de líderes que participam da cúpula da União Europeia e da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), informaram fontes diplomáticas à Agência Efe.

Outras fontes diplomáticas confirmaram que o encontro foi marcado para que os três líderes “mantenham uma troca de pontos de vista sobre a situação” das negociações entre Grécia e seus credores.

Merkel e Hollande coincidiram em sua chegada à cúpula UE-Celac em advertir o governo grego da necessidade de concluir as negociações o mais rápido possível, pois falta apenas 20 dias para expirar a prorrogação do segundo resgate financeiro concedido à Grécia.

Grécia e seus credores estão tentando fechar um acordo sobre as reformas que o país deverá aplicar antes desse prazo, com o sinal verde de seus sócios da UE, o que permitiria concluir a última revisão das condições associadas ao resgate grego e desbloquear os 7,2 bilhões pendentes no programa.

A chanceler alemã lembrou que “cada dia conta” e insistiu na importância de continuarem os trabalhos entre Atenas e as três instituições que formavam a chamada troika: a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, em coordenação com os membros da zona do euro.

“Queremos manter a Grécia na zona do euro”, afirmou Merkel, que se mostrou convicta de que “onde há vontade, há um caminho”.

Por sua parte, Hollande destacou que “agora é preciso avançar rápido, não alongar esta questão e deixar de pensar em soluções que seriam ruins para a Grécia, para a União Europeia e para a zona do euro”.

“Se há um conselho a dar nesta cúpula é: trabalhemos, avancemos rápido e concluamos”, resumiu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.