Primeiras ondas do tsunami atingem Nova Zelândia após forte terremoto

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2016 10h59

Pessoas deixam prédios na capital da Nova Zelândia EFE/EPA/ROSS SETFORD EFE - Pessoas deixam prédios na capital da Nova Zelândia

As primeiras ondas do tsunami atingiram neste domingo a costa leste da Nova Zelândia, após o terremoto de 7,8 graus de magnitude e várias réplicas, sem que as autoridades tenham informado de vítimas ou danos consideráveis por enquanto. Ondas de 2,49 metros já foram registradas pelo Centro de Alerta a Tsunamis do Pacífico (PTWC).

Uma grande operação de evacuação se dá ao longo da costa litorânea do País já na madrugada desta segunda (14).

“Um tsunami foi gerado, a primeira onda chegou à costa nordeste da Ilha Do Sul”, indicou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres neozelandês em sua conta no Twitter. “As ondas mais altas são esperadas entre (a cidade de) Marlborough e a Península de Banks. Há uma ameaça para toda a costa da Nova Zelândia. Fique longe das praias”, alertou ainda o centro de emergências, com um gráfico indicando possíveis ondas de 3 a 5 metros na área mais ameaçada. Veja o mapa em alta resolução com os detalhes das imagens atingidas aqui.

A defesa civil da Nova Zelândia alertou que “a primeira onda pode não ser a maior. Ondas podem continuar por várias horas”. O órgão oficial orientou as pessoas que estão na costa leste das Ilha do Norte e Ilha do Sul (as duas principais do País) e da Ilha Chatham para que se movam imediatamente para terras mais altas. “O restante da Nova Zelândia deve se manter longe das praias e da água”, completou a defesa civil no Twitter.

O Ministério aconselhou ainda aos que não puderem se deslocar para longe do litoral que subam nos andares mais altos dos edifícios ou inclusive em árvores.

A capital da Nova Zelândia, Wellington, cidade litorânea de aproximadamente 405 mil habitantes, é um dos lugares que correm risco de serem atingidos por tsunamis. Wellington já está na costa da Ilha Norte do País.

Ainda não há informações oficiais sobre vítimas.

O tremor ocorreu às 23h02 local (8h02, em Brasília) e seu hipocentro se localizou a 10 quilômetros de profundidade (considerado próximo ao solo), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo.

O terremoto foi registrado a 53 quilômetros ao nordeste de Amberley e 93 quilômetros ao norte de Christchurch.

Os serviços de emergência estão avaliando os danos do terremoto, que pode ter afetado algumas casas na cidade de Cheviot, perto do epicentro, segundo o portal do jornal “New Zealand Herald”.


Imagem da defesa civil mostra área de evacuação da costa da capital, Wellington. As áreas em vermelho são as que correm o maior risco de serem atingidas.

Nota oficial

O ministério da Defesa Civil e Controle de Emergência divulgou uma nota à imprensa às 4h03 da madrugada, horário local (13h03 em Brasília). Confira:

“Perto de meia-noite desta segunda-feira, 14, um terremoto de 7,5 graus (medição levemnte diferente do centro de controle norte-americano) aconteceu a 15 km de Culverden na Ilha Sul, a 15 km de profundidade. Desde então 

Círculo de fogo

A Nova Zelândia está situada na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania, o chamado Círculo de Fogo, e registra cerca de 14 mil terremotos a cada ano, dos quais entre 100 e 150 têm a suficiente potência para ser percebidos.

Em 22 de fevereiro de 2011, pelo menos 185 pessoas morreram em um terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a cidade de Christchurch, na ilha Do Sul, e causou danos em 30 mil edifícios.

Com informações complementares da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.