Tunísia empossa primeiro parlamento democrático da história do país

  • Por Agencia EFE
  • 02/12/2014 11h50

Túnis, 2 dez (EFE).- O primeiro parlamento democrático eleito da história da Tunísia, a Assembleia de Representantes do Povo (ARP), foi constituído oficialmente nesta segunda-feira após as eleições legislativas realizadas no país no dia 26 de outubro.

A nova câmara substitui a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) que, embora também eleita, se dedicou exclusivamente nos últimos três anos a redigir a Constituição.

Estiveram presentes na cerimônia os 217 novos deputados, o presidente da ANC, Mustafa Ben Jaafar, o primeiro-ministro em exercício, Mehdi Jomaa, e os líderes dos partidos vencedores no último pleito.

Já o presidente interino do país, Moncef Marzouki, não compareceu ao evento.

A sessão de abertura foi presidida pelo deputado mais velho, Ali Ben Salem, e os dois mais jovens, de ambos os sexos. A escolha de uma presidência definitiva só deve ocorrer após o encerramento do segundo turno das eleições presidenciais ainda neste mês.

A data do segundo turno ainda não foi determinada, mas há três possibilidades – 14, 21 ou 28 de dezembro -, anunciou a Justiça Eleitoral do país.

A ARP está dominada pelo partido laico “Nidá Tunis”, principal vencedor das eleições com 86 cadeiras conquistadas. Os islamitas do “Al Nahda” levaram 69 vagas. Os populistas da União Patriótica Livre 16, e os esquerdistas da Frente Popular 15. As demais 23 cadeiras foram repartidas entre pequenas legendas e políticos independentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.