Turchinov exige que Rússia retire tropas da fronteira com a Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 13h17

Kiev, 24 abr (EFE).- O presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, exigiu nesta quinta-feira que a Rússia retire suas tropas da fronteira com a Ucrânia e que cesse as ingerências nos assuntos internos do país.

“Exigimos da Federação da Rússia a cessação das intromissões nos assuntos internos da Ucrânia, as contínuas ameaças e a chantagem, e que retire suas tropas da fronteira oriental de nosso país”, disse Turchinov em mensagem à nação transmitida pelas televisões ucranianas.

O também presidente da Rada Suprema da Ucrânia denunciou que “os terroristas tomaram” praticamente toda a região mineira de Donetsk, no sudeste russo falante da Ucrânia.

“Os criminosos armados tomam edifícios administrativos, capturam reféns, em particular jornalistas ucranianos e estrangeiros, torturam e assassinam patriotas da Ucrânia”, ressaltou Turchinov.

Após explicar que o reatamento ontem da “operação antiterrorista”, suspensa durante a Páscoa, foi motivado por “uma ameaça real”, o presidente ucraniano assegurou que “as autoridades não retrocederão perante a ameaça terrorista e seguirão tomando medidas para defender a vida dos cidadãos”.

Pouco antes, no entanto, o jornal ucraniano “Kiev Post” informou sobre a suspensão temporária da “operação antiterrorista” pelo risco de uma invasão de tropas russas.

Aparentemente, o governo da Ucrânia decidiu revisar seus passos na “operação antiterrorista” depois que seus serviços de inteligência informaram sobre um grande aumento do risco de que as tropas russas possam entrar em território ucraniano.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou o início de manobras militares na fronteira com a Ucrânia em resposta às ações do exército ucraniano contra os milicianos pró-Rússia na cidade de Slaviansk, que já se tiraram pelo menos cinco vidas, segundo reconheceram as autoridades ucranianas.

“Nos vemos obrigados a reagir perante este desenvolvimento da situação. A partir de hoje, iniciamos manobras de batalhões táticos (…) nas zonas fronteiriças com a Ucrânia”, disse o ministro russo.

O Ministério do Interior ucraniano informou sobre a morte de “cinco terroristas” no marco da operação especial lançada hoje contra Slaviansk, controlada por milicianos pró-Rússia armados que contam com um grande apoio entre a população desta cidade de 120 mil habitantes.

Militares ucranianos rodearam hoje a rebelde Slaviansk e avançaram com várias colunas de blindados rumo a essa cidade, a 120 quilômetros ao norte de Donetsk, controlada por milicianos pró-Rússia armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.