Turquia acredita que autor do atentado que deixou 32 mortos seja jihadista

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 10h24

Istambul, 21 jul (EFE).- O atentado suicida que na segunda-feira tirou a vida de 32 pessoas na cidade turca de Suruç foi cometido, muito provavelmente, por um membro do grupo jihadista Estado Islâmico, garantiu nesta terça-feira Ahmet Davutoglu, primeiro-ministro da Turquia.

“Estamos na fase de ter identificado o suspeito e estão sendo revelados todos seus vínculos dentro e fora do país”, disse o líder durante uma entrevista coletiva.

“Nestes momentos ganha força especialmente a probabilidade de que se trata de um atacante suicida e que esteja vinculado ao Estado Islâmico, mas não seria correto que dissesse algo antes que haja um resultado definitivo da investigação”, acrescentou.

Davutoglu fez estas declarações após visitar vários feridos internados nos hospitais de Sanliurfa, capital da província turca onde se encontra Suruç, palco do atentado.

No mesmo discurso, o primeiro-ministro declarou que “o ataque foi realizado por parte de um atacante suicida cuja identidade ainda não foi determinada”.

“É um ataque que se dirige contra toda Turquia”, afirmou Davutoglu, antes de comparar o massacre com outros atentados ocorridos na última década em solo turco.

Davutoglu mencionou o atentado de Reyhanli de maio de 2013, que deixou 51 mortos e cuja autoria ainda não foi estabelecida; um ataque cometido em 2007 em Ancara; e outro perpetrado em 2008 em Istambul, estes dois últimos atribuídos respectivamente a um facção curdo radical e à guerrilha do PKK, que negou sua responsabilidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.