Turquia acusa Grécia de danificar embarcações de refugiados no mar Egeu

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 17h57

Istambul, 24 jul (EFE).- O governador da cidade de Esmirna, na Turquia, denunciou em comunicado, reproduzido nesta sexta-feira pelo jornal “Hürriyet”, que embarcações aparentemente tripuladas por integrantes da Guarda Costeira da Grécia danificaram, em várias ocasiões, lanchas de refugiados sírios que tentavam alcançar o litoral grego.

A nota descreve três casos, que foram relatados por refugiados aos integrantes da Guarda Costeira turca, que os resgataram. Segundo essa versão, pessoas uniformizadas e mascaradas, que falavam grego, danificaram as lanchas dos refugiados, fazendo-a naufragar.

Na última terça-feira, um barco com supostos efetivos da Guarda Costeira grega investiu contra uma bote inflável e seus tripulantes o danificaram com instrumentos perfurantes, fazendo com que entre 10 e 15 refugiados caíssem no mar, que posteriormente foram resgatados pelas autoridades turcas.

Em outro caso contado pelos refugiados, homens mascarados rebocaram uma lancha para o litoral turco e removeram todo o combustível que havia na embarcação. Em outro incidente deste tipo, arrancaram o motor de um barco e o jogaram no mar, diz o comunicado do governador turco.

Desde a segunda-feira, a Guarda Costeira turca efetuou 44 missões de salvamento e resgataram 568 refugiados a caminho das ilhas gregas, além disso, prenderam três supostos traficantes de pessoas, segundo a nota do governo de Esmirna.

Desde o início deste ano, 20.165 refugiados imigrantes ilegais foram salvos em 629 operações nas águas turcas do mar Egeu, enquanto 42 traficantes foram detidos, segundo a nota. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.