Turquia adverte que atacar Gaza impede normalização de relações com Israel
Istambul, 11 jul (EFE).- A Turquia não poderá normalizar suas relações com Israel se este país continuar com seus ataques contra a Faixa de Gaza, advertiu o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em pronunciamento nesta sexta-feira na emissora “NTV”.
“Por uma parte, Israel quer um processo de normalização conosco, por outra, enquanto segue isto assim (em referência aos bombardeios de Gaza) como poderíamos normalizar as relações?”, se perguntou Erdogan.
“Não normalizaremos as relações. Antes tem que pôr fim à opressão. Se não pôr, a Turquia não poderá ter uma normalização com Israel”, afirmou.
O primeiro-ministro fez estas declarações em um jantar cerimonial do Ramadã na qual participou da província de Yozgat, no centro da Anatólia, como parte de sua campanha de candidato nas eleições presidenciais de agosto.
Erdogan lembrou que uma das três condições que a Turquia exige de Israel para recuperar as relações diplomáticas, rompidas por causa do ataque israelense ao barco Mavi Marmara em 2010, é o fim do bloqueio à Faixa de Gaza.
A Turquia expulsou o embaixador israelense um ano depois do incidente, após fracassar várias tentativas de reconciliação, mas nos últimos meses, segundo a imprensa turca, as negociações tinham levado em um acordo turco-israelense praticamente pronto para ser proclamado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.