Turquia construirá barreira antiterroristas em parte da fronteira com a Síria
Istambul, 22 jul (EFE).- A Turquia construirá uma barreira em vários trechos da fronteira com a Síria para impedir a passagem de terroristas e contrabandistas, confirmou nesta quarta-feira o porta-voz do governo turco interino, Bülent Arinç.
“Temos uma fronteira de 910 quilômetros com a Síria. Construiremos uma barreira em certos trechos conflituosos dela; um de 150 quilômetros, outro de 40…” disse Arinç durante uma entrevista coletiva transmitida ao vivo pela emissora “NTV”.
Assim, o porta-voz confirmou uma informação antecipada no final de junho pela imprensa turca, mas se negou a detalhar se efetivamente será um muro de blocos de concreto de 3,5 metros de altura, como publicou o jornal “Milliyet”.
“Não posso explicar detalhes técnicos agora. Será uma barreira que integrará diversos tipos de tecnologias. Se não funcionarem, serão substituídas por outras tecnologias”, comentou o porta-voz.
A finalidade da barreira será impedir a passagem de terroristas e contrabandistas, mas, com certeza, haverá pontos de quebra para que os refugiados possam chegar da Síria, ressaltou Arinç.
A iniciativa se soma aos esforços do governo turco contra a organização terrorista Estado Islâmico, ressaltou o porta-voz.
“Desde que declaramos o Estado Islâmico uma organização terrorista, há dois anos, detivemos 600 pessoas, das quais 102 estão na prisão”, detalhou Arinç.
Além disso, apenas no último ano, as autoridades turcas detiveram e expulsaram 1.270 estrangeiros suspeitos de viajar à Síria para se juntar ao EI, acrescentou o porta-voz. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.