Turquia promete “luta exaustiva” contra Estado Islâmico

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 12h19

Istambul, 5 ago (EFE).- A Turquia anunciou nesta quarta-feira promoverá uma “luta exaustiva” contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, junto aos Estados Unidos.

“Estamos vendo como os aviões de combate e os drones americanos chegarão às bases da Turquia. Em pouco tempo, começaremos juntos uma luta exaustiva contra o Estado Islâmico”, afirmou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu, em declarações ao canal “NTV”, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, pouco depois de se reunir com seu colega russo, Sergei Lavrov, e antes de encontrar o americano John Kerry.

Na última semana de julho, o conselho de ministros turco ratificou a decisão de abrir às forças aéreas americanas as bases do país, entre elas a de Incirlik, perto de Adana, a 150 quilômetros do território dominado pelos jihadistas. Até este momento, o governo dos Estados Unidos tinha liberação do governo turco para operar aviões não tripulados a partir desta base, mas somente para voos de reconhecimento, não para ataques.

A Turquia incluiu o EI em sua lista de organizações terroristas há dois anos. O primeiro enfrentamento armado com o grupo aconteceu no final do mês passado, após um tiroteio na fronteira.

Ancara lançou dois bombardeios aéreos e vários morteiros contra posições do EI no nordeste de Aleppo, mas nos dias seguintes a situação na fronteira se estabilizou, com a bandeira jihadista tremulando a poucos centenas de metros dos postos turcos, sem que tenha havido notícias de novos ataques. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.