Turquia repatria 8 britânicos presos ao tentarem se unir ao EI na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 14/04/2015 06h31
  • BlueSky

Istambul, 14 abr (EFE).- A Turquia repatriou nesta terça-feira oito cidadãos britânicos, entre eles quatro menores de idade, que foram presos no dia 1ª de abril quando tentavam entrar na Síria para se unir ao Estado Islâmico (EI), informou a agência “Anadolu”.

Os britânicos, detidos na província de Hatay, no sul do país, quando tentavam atravessar a fronteira, foram transferidos em um micro-ônibus à província vizinha de Adana, onde pegaram um avião em Antalya para voltar ao Reino Unido.

Ontem foi enviado a Londres o nono membro do grupo, Waheed Ahmed, de 21 anos, filho de Shakil Ahmed, um vereador trabalhista de Rochdale, um distrito de Manchester, acrescenta a “Anadolu”.

A fronteira turca é o caminho preferido por vários jihadistas europeus e de outras origens que querem se filiar ao grupo terrorista na Síria.

Segundo dados oficiais de março, as autoridades turcas, graças às informações compartilhadas pelos serviços secretos europeus, deportaram cerca de 1.500 cidadãos de países da União Europeia que chegaram à Turquia com a intenção de se unir ao EI.

Apesar da vigilância da fronteira, alguns conseguem chegar à Síria, como relataram em março à Agência Efe parentes de nove jovens britânicos de origem sudanesa que agora trabalham em hospitais do EI no território sírio.

Esses jovens, nascidos e criados na Inglaterra, voaram do Sudão para Istambul e de lá foram até a fronteira, entrando na Síria sem serem detectados pelas autoridades. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo