Primeiro-ministro da Turquia confirma “aparente golpe militar” no país

  • Por Jovem Pan/Agência EFE
  • 15/07/2016 17h27
Reprodução/Twitter Movimentação militar nas ruas da Turquia

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou em entrevista à rede de televisão “NTV” que há um aparente golpe militar em andamento nesta sexta-feira na capital do país, Ancara. “Há probabilidade de um levante militar”, disse Yildirim, descartando que a ação possa ter sucesso.

De acordo com um jornalista do HuffPost e Al Arabiya, Mahir Zeynalov, um soldado turco disse que “as Forças Armadas do país tomaram o governo e que não se trata de uma piada”.

Em uma atualização na sua página na rede social Twitter, Mahir afirma que os militares tentaram um golpe, o governo afirma que a tentativa falhou e um aumento dos militares nas ruas. 

A apreensão no país começou após inesperados movimentos de tropas em Ancara e voos rasantes de aviões militares sobre a capital, sem que ainda sejam conhecidos os motivos desta ação militar. Testemunhas disseram à Agência Efe que foram ouvidos disparos perto do quartel do Estado-Maior, o que não foi confirmado por fontes oficiais.

Unidades militares fecharam completamente o tráfego nas duas pontes de Istambul que ligam a parte europeia da cidade com a parte asiática, informou a rede de televisão “CNNTÜRK”.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.