Tusk diz que acordo nuclear pode mudar relações do Irã com o mundo

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 09h27

Bruxelas, 14 jul (EFE).- O acordo conquistado em Viena para que o Irã não fabrique armas nucleares “pode mudar as relações entre Irã e a comunidade internacional, afirmou nesta terça-feira o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

“Se for implementado totalmente, o acordo pode ser um ponto de inflexão nas relações entre Irã e a comunidade internacional”, disse Tusk, que acrescentou que também poderia “traçar novas vias para a cooperação entre a UE e o Irã”.

Tusk afirmou que “o acordo alcançado hoje em Viena representa uma conquista, ao colocar fim a 13 anos de afastamento”.

O ex-primeiro-ministro polonês acrescentou que esse acordo “desde um ponto de vista geopolítico tem o potencial de ser um elemento de mudança”.

“O texto do acordo é preciso. Agora devemos unir forças para avançar levando em conta as sensibilidades regionais”, acrescentou.

Além disso, Tusk ressaltou o “trabalho duro” que todas as partes fizeram para conseguir o acordo e disse que por eles “felicito a todos, especialmente a alta representante (da UE para a Política Externa), Federica Mogherini, por ter facilitado sem descanso as conversas”.

Tusk acrescentou que esse compromisso de Mogherini nas conversas com os três parceiros da União Europeia, assim como com os Estados Unidos, Rússia e China “é a prova do papel construtivo que a UE desempenha nos assuntos globais”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.