TV JP: 3.000 famílias são despejadas em Osasco, medo e desespero tomaram conta dos moradores da Nelson Mandela
Uma ação com 750 policiais militares, com a ação do Batalhão de Choque e da cavalaria na reintegração de posse do terreno da Comunidade Nelson Mandela em Osasco, na grande São Paulo, na última terça-feira (09.06.15). Segundo os líderes, 15 mil habitantes tiveram que deixar suas residência da área ocupada pela invasão, nas margens do Rodoanel Mario Covas.
O temor, tanto das autoridades, como dos moradores, era de que o episódio virasse o novo “Pinheirinho” – desocupação que, em 2012, terminou com episódios de violência que mereceram manchetes internacionais.
Vejam o vídeo exclusivo da TV JP
Mas o cenário vivido foi bem diferente: sem resistência, os moradores deixaram seus barracos. Se a desocupação foi de relativa calmaria no que diz respeito aos moradores da Comunidade Nelson mandela e a Polícia Militar, o mesmo não se pode dizer dos confrontos vividos horas antes da reintegração.
A reportagem da Jovem Pan, a única, com os repórteres Helen Braun e Ednilson Valia, passou a madrugada de dentro da Comunidade, testemunhando as últimas horas antes da saída dos moradores, tristes,desesperados e sem um alento de aonde iriam dormir, comer ou simplesmente tomar um banho quente.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.