TV líbia mostra imagens de filho de Kadafi para desmentir maus-tratos

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2014 12h25

Trípoli, 28 mar (EFE).- A televisão estatal líbia exibiu ontem à noite imagens do filho do falecido ditador líbio Muammar Kadafi, Saadi Kadafi, extraditado pelo Níger no início de março, nas quais Saadi nega ter sofrido maus-tratos e insiste estar com boa saúde.

Com as imagens, as autoridades quiseram desmentir as informações divulgadas por vários veículos de imprensa nacionais, segundo os quais, o filho de Kadafi havia sido torturado durante os interrogatórios a que foi submetido.

Saadi, acusado entre outras coisas de suposto envolvimento na morte do jogador líbio Bashir al Riani em março de 2006, foi entregue à Líbia em 6 de março pelas autoridades do Níger, onde havia se refugiado durante o levante popular armado de 2011 que acabou com o regime criado por seu pai.

O filho do ditador, que apareceu vestindo uniforme azul de presidiário, pediu também perdão ao povo líbio e que a população entregasse as armas que possuir às forças de segurança.

Além disso, o canal divulgou imagens do antigo chefe dos serviços secretos do interior e ex-presidente do canal estatal de TV, Abdullah Mansur, que está preso em Hudba, da mesma forma que Saadi Kadafi.

Mansur, que também se encontrava refugiado no Níger, foi extraditado para a Líbia um mês antes que Saadi Kadafi.

Além de Saadi, se encontra preso na Líbia o filho mais velho de Muammar Kadafi, Seif al Islam, custodiado pelas milícias da cidade de Zintán, a sudoeste de Trípoli. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.