UA felicita Obama por normalização das relações dos EUA com Cuba
Adis-Abeba, 28 jul (EFE).- A presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, felicitou nesta terça-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por seu trabalho para “normalizar as relações com Cuba”.
“Apreciamos seu trabalho para normalizar as relações com Cuba”, disse o líder da organização pan-africana antes que Obama se tornar o primeiro presidente dos Estados Unidos a discursar perante o plenário da UA, na capital da Etiópia.
Dlamini Zuma se referiu ao restabelecimento de relações diplomáticas entre duas nações declaradas inimigas durante mais de 50 anos, após dizer que seria preciso levar em conta que estão “fora do continente mas vieram daqui e que, por isso, são parte de nós”.
A governante sul-africana citou o prognóstico que o ex-presidente de Cuba Fidel Castro fez em 1973 sobre as relações entre ambos países. “Estados Unidos virão dialogar conosco quando tiverem um presidente negro e houver no mundo um papa latino-americano”.
Após uma ovação por tais palavras, acrescentou que “isso ocorreu, por isso está hoje aqui”.
A chefe da UA lembrou uma reunião própria, realizada quando Obama foi eleito pela primeira vez presidente dos Estados Unidos.
“Quando foi eleito disse que sua eleição deveria inspirar todos os africanos e negros para conseguir qualquer objetivo e aspiração que tivesse”, apontou.
O presidente dos Estados Unidos encerra hoje uma viagem de quatro dias no qual visitou o Quênia, a terra natal de seu pai, e Etiópia para tratar assuntos comerciais, de segurança e de direitos humanos. EFE
or-dgp/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.