Ucrânia adverte que tropas russas podem chegar em poucas horas a Kiev
Kiev, 12 mar (EFE).- As tropas russas que participaram de exercícios na fronteira com a Ucrânia não voltaram a suas bases e, caso a situação se agrave, podem chegar a Kiev em poucas horas, advertiu nesta quarta-feira uma autoridade de Segurança da Ucrânia.
Andrei Parubiy, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse em entrevista coletiva que, ao contrário do anunciado por Moscou na semana passada, as tropas russas seguem junto à fronteira ucraniana.
“Até o dia de hoje, essas tropas não só não se retiraram, mas, ao contrário, estão acumulando potencial militar nesses grupos junto à fronteira”, relatou Parubiy.
Acrescentou que “infelizmente, a situação é crítica não apenas na península da Crimeia, mas em toda a fronteira nordeste do país. Na realidade, unidades das tropas russas estão a algumas horas de Kiev”, disse o secretário.
Em 4 de março, o Kremlin anunciou que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a volta a suas bases das tropas que participaram de manobras militares no centro e no oeste da Rússia, após completar seu treinamento.
Moscou, que mantém 16 mil soldados na Crimeia, negou que as manobras tivessem relação com a crise na Ucrânia.
Parubiy ressaltou: “Não posso falar muito, mas posso dizer que nossas unidades estão distribuídas de tal modo que poderíamos repelir ataques de qualquer direção”.
O governo da Ucrânia acusa Moscou de ter introduzido em segredo milhares de soldados na península ucraniana da Crimeia, onde tem uma base naval, para apoiar os propósitos separatistas da república autônoma de maioria de habitantes de origem russa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.