Ucrânia denúncia uma série de acordos com a Rússia em matéria de defesa

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 07h24

Kiev, 21 mai (EFE).- A Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia denunciou nesta quinta-feira uma série de acordos bilaterais com a Rússia em matéria de defesa e segurança, entre eles o de proteção de informações classificadas.

Entre os outros acordos denunciados pelo Legislativo estão o de passagem de cargas e efetivos militares russos pelo território da Ucrânia e o de cooperação entre os serviços de inteligência militar.

A anulação desses acordos específicos com a Rússia aconteceu depois que o governo ucraniano anunciou ontem a denúncia do documento marco de cooperação técnico-militar entre ambos os países, assinado em maio de 1993.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, argumentou que essa decisão corresponde à ameaça que a Rússia representa para a Ucrânia.

“A Federação da Rússia é um Estado agressor, que anexou ilegalmente a Crimeia, que interveio militarmente nas regiões de Donetsk e Lugansk, e é um perigo para o Estado ucraniano e sua integridade territorial”, comentou.

Em meados do ano passado, após acusar Moscou de apoiar o levante pró-Rússia no leste do país, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou suspender o fornecimento à Rússia de equipamentos e materiais que podem ser utilizados na indústria militar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.