Ucrânia e Cazaquistão retomam cooperação militar
Kiev, 22 dez (EFE).- Ucrânia e Cazaquistão anunciaram hoje o reatamento de sua cooperação militar após uma reunião entre os presidentes dos dois países, o ucraniano Petro Poroshenko e o cazaque Nursultan Nazarbayev.
“Retomaremos a cooperação militar em sua totalidade”, disse Poroshenko à imprensa.
Desde o cessar-fogo de 5 de setembro, a Ucrânia se dedicou a importar equipamentos militares para rearmar seu exército, que combate as milícias pró-Rússia nas regiões de Donetsk e Lugansk, e aumentou o orçamento de Defesa para 2015.
Já Nazarbayev anunciou o acordo para exportar carvão à Ucrânia, que sofre graves problemas de provisão, já que a maior parte das minas de carvão estão sob controle dos separatistas. Por sinal, os insurgentes pró-Rússia se mostraram dispostos a vender carvão ao governo central, mas advertiram hoje que só após pagamento antecipado.
No plano político, Nazarbayev expressou durante a reunião com o presidente ucraniano sua disposição de mediar o conflito no leste da Ucrânia e assegurou que o confronto e as sanções são “um caminho em direção a lugar algum”.
“Me dirijo à Rússia e Ucrânia para que pensem em encontrar um compromisso para sair da crise e manter a integridade territorial da Ucrânia, já que esta situação não tem sentido e não tem por que ocorrer”, disse.
Antes de chegar a Kiev, Nazarbayev afirmou em entrevista que o objetivo deve ser “deter esta guerra, fortalecer a independência da própria Ucrânia, reconhecer a integridade territorial da Ucrânia, algo que os dirigentes russos declaram, e se sentar para negociar”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.