Ucrânia e ebola são protagonistas do encontro entre Xi Jinping e Ban Ki-moon

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2014 04h42

Pequim, 16 ago (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, realizaram neste sábado uma reunião na cidade de Nankin, onde assistirão esta noite à abertura dos II Jogos Olímpicos da Juventude, presidida por temas de preocupação internacional como a crise ucraniana e a epidemia de ebola, informou a agência “Xinhua”.

Xi destacou no encontro que a comunidade internacional deve redobrar os esforços para evitar que o conflito na Ucrânia se transforme em uma crise humanitária, e ressaltou que a queda do avião de Malaysia Airlines quando sobrevoava o leste ucraniano, em julho, “evidencia o quão importante e imperativo é lidar com a questão”.

O presidente da China pediu que os lados em conflito negociem uma saída “que leve em consideração os interesses de todas as partes, de forma equilibrada”.

Ban, também citado pela agência estatal chinesa, reiterou que uma solução pacífica, e não o uso da força, “é o único modo de resolver o conflito na Ucrânia”.

Em relação à epidemia do vírus ebola na África Ocidental, o presidente da China afirmou que seu país continuará fazendo esforços conjuntos com a comunidade internacional para controlar o surto.

Xi lembrou que a China enviou várias remessas de ajuda humanitária às quatro nações mais afetadas (a mais recente, avaliada em US$ 4,9 milhões, chegou na segunda-feira a Guiné, Serra Leoa e Libéria), e que equipes médicas chinesas trabalham nas áreas onde o vírus se propagou.

Oito dos médicos chineses estão em quarentena após tratar pacientes com ebola em Serra Leoa.

Ban agradeceu a contribuição da China e pediu que a comunidade internacional continue ajudando os países africanos a lutar contra a epidemia, que segundo números da Organização Mundial da Saúde já infectou 1.975 pessoas e matou 1.175.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude Nankin 2014 anunciaram ontem que os atletas de países afetados pelo vírus ebola não poderão competir em esportes de combate nem nos de piscina, o que afetará cinco atletas que viajaram para a China.

De acordo com a lista de atletas divulgada pela organização, tratam-se do nadador liberiano Momodo Sombai, a judoca guineana Mamadama Bangoura, o nadador também de Guiné Alhoussene Sylla, o nadador Saidu Kamara, de Serra Leoa, e a lutadora nigeriana Bose Samuel.

Várias informações assinalaram esta semana que as equipes completas da Nigéria e de Serra Leoa se retiraram dos Jogos por pressãs das autoridades chinesas e descontentes com o tratamento recebido, embora nem o COI nem a organização de Nankin 2014 tenha se pronunciado.

Os II Jogos da Juventude, que começam hoje e vão até 28 de agosto, reúnem 3.600 atletas de mais de 200 países, todos eles entre 14 e 18 anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.