Ucrânia e EUA começam exercícios navais conjuntos no Mar Negro
Kiev, 1 set (EFE).- Ucrânia e Estados Unidos iniciaram nesta terça-feira oficialmente os exercícios navais conjuntos “Sea Breeze 2015” no Mar Negro, que se prolongarão até o próximo dia 12 e no qual participam 14 navios e até 2,5 mil homens.
“Depois da anexação da Crimeia (pela Rússia), a região do Mar Negro deixou de ser estável e segura”, disse o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, na cerimônia realizada no porto de Odessa, segundo meios de comunicação locais.
Segundo o chefe do governo, a tarefa dos militares ucranianos nestes exercícios consiste não só em achar uma linguagem comum com seu parceiros de outros países, mas em começar a adotar os padrões da Otan.
Yatseniuk indicou que graças à ajuda da Otan, as Forças Armadas da Ucrânia acham novos sistemas de instrução, logística e inteligência, que tarde ou cedo permitirão à Ucrânia recuperar a Crimeia.
“A Marinha da Ucrânia voltará à Crimeia”, enfatizou.
Nos exercícios “Sea Breeze 2015” participam, além disso, 500 militares de países da Otan e de antigas repúblicas soviéticas que fazem parte do programa “Associação para a Paz”.
A Ucrânia estará representada nos exercícios por um contingente de mil homens, nove navios, oito helicópteros e aviões, e até 50 unidades de veículos de transporte terrestre.
A força americana é composta mil militares e até cinco navios. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.