Ucrânia inicia revista de carga humanitária enviada pela Rússia para o leste

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2014 06h42
  • BlueSky

Kiev, 15 ago (EFE).- A Guarda Fronteiriça e o Serviço de Alfândegas da Ucrânia iniciaram nesta sexta-feira a revista da carga humanitária enviada pela Rússia, destinada à população do leste da Ucrânia, que sofre há quatro meses com o conflito armado entre as forças de Kiev e os separatistas pró-Rússia.

Quase 60 funcionários ucranianos se deslocaram hoje para a passagem da fronteira russa, chamada “Donetsk”, onde está desde ontem o comboio humanitário russo, e “iniciaram a revista aduaneira e a certidão da carga”, informou o comando militar ucraniano.

“A carga irá para Lugansk”, cidade à beira da catástrofe humanitária, sem luz nem água há duas semanas e abandonada pela metade de seus quase 500 mil habitantes.

A certidão é supervisionada por representantes da OSCE e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que acompanharão o comboio assim que ele entrar no território ucraniano e serão responsáveis por distribuir a carga entre a população civil de Lugansk.

Do outro lado da passagem fronteiriça russa de “Donetsk” está a ucraniana “Izvarina”, nas mãos dos separatistas pró-Rússia e o ponto mais provável por onde o comboio humanitário deve entrar no território da Ucrânia.

Kiev já antecipou, sem especificar, que o comboio cruzaria a fronteira pelo ponto mais próximo de Lugansk para agilizar a distribuição da ajuda à população da cidade, controlada pelos insurgentes, mas sitiada pelas forças ucranianas.

Tanto “Izvarino” como “Dolzhanski”, ambas controladas pelos rebeldes, são as duas passagens fronteiriças mais próximas de Lugansk.

O comboio, integrado por 262 caminhões russos, transportam segundo Moscou duas mil toneladas de cereais, açúcar, alimentos para crianças, remédios, sacos de dormir e geradores elétricos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.