Ucrânia: militares começam operação para retomar controle de Slaviansk

  • Por Agência Brasil
  • 02/05/2014 08h30
KIV16 SLAVIANSK (UCRANIA) 02/05/2014.- Prorrusos armados aguardan sentados en un puesto de control bajo su control en Slaviansk (Ucrania), hoy, viernes 2 de mayo de 2014. El Ministerio del Interior de Ucrania confirmó hoy que fueron destruidos tres de sus helicópteros y que dos militares han muerto y varios han sido heridos, en el curso de la operación lanzada para recuperar el control de la ciudad de Slaviansk, en el sureste del país, en manos de milicias prorrusas. La operación "punitiva" lanzada "ha destruido de hecho" la esperanza de un arreglo pacífico de la crisis tal como se acordó en Ginebra, tal y como ha manifestado hoy Dmitri Peskov, portavoz del presidente ruso, Vladímir Putin. EFE/Roman Pilipey EFE Ucrânia tenta retormar Slaviansk


As Forças Armadas ucranianas começaram hoje (2) uma operação militar em Slaviansk, no Sudoeste do país, para retomar o controle da cidade, informou a imprensa russa e ucraniana.

Os milicianos pró-russos abateram dois helicópteros, em que um dos pilotos morreu e o outro foi capturado, de acordo com o presidente da Câmara da cidade, Viacheslay Ponomariov.

O líder das chamadas Forças de Autodefesa, Igor Strelkov, disse que a cidade está bloqueada pelas tropas ucranianas e que 20 helicópteros foram usados na ofensiva.

“Todas as estradas estão cortadas, e de todas as direções estão chegando carros blindados e soldados (…). Eles [os ucranianos] utilizaram 20 helicópteros contra nós, de combate e transporte de tropas. O inimigo bloqueou a cidade por completo, as entradas e saídas”, disse Strelkov a um canal de televisão russo.

Outros meios de comunicação informam que, além de tiros e explosões, ouviu-se uma sirene de alerta na cidade.

Um porta-voz dos pró-russos disse à Agência RIA Nóvosti que o “ataque está apontado para vários pontos de controle ao mesmo tempo”. Acrescentou que já tinham chegado “blindados e veículos militares” e que dois helicópteros “desembarcam soldados que atacam os pontos de controle”. Há informações de vários feridos entre as tropas pró-russas.

O governo de Kiev ainda não confirmou a operação e os meios de comunicação ucranianos relatam os acontecimentos por meio de informações das agências russas.

O Ministério do Negócios Estrangeiros russo advertiu, nessa quinta-feira, as autoridades de Kiev que, na hipótese de lançamento de uma ofensiva, poderiam existir “consequências catastróficas”.

*Com informações da Agência Lusa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.