Ucrânia pede que Comissão Europeia apoie envio de forças de paz ao país
Kiev, 28 mar (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Porosheko, pediu neste sábado ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que respalde a iniciativa de Kiev sobre o envio de forças de paz a seu país no marco da política europeia de segurança.
Ele fez a solicitação em uma conversa por telefone com Junker, na qual o presidente da Comissão lhe comunicou que, por motivos de saúde, adiaria a visita que tinha previsto realizar a Kiev na próxima segunda-feira, informou a presidência ucraniana. Ambos os líderes confirmaram que a próxima cúpula Ucrânia-União Europeia será realizada em 27 de abril.
A viagem de Junker à capital ucraniana seria sua primeira visita oficial a um país fora da União Europeia desde que ocupou o cargo à frente do Executivo comunitário em novembro do ano passado. A visita aconteceria alguns dias depois de o parlamento Europeu dar sinal verde à proposta da Comissão de conceder uma assistência macrofinanceira adicional à Ucrânia no valor de 1,8 bilhões de euros.
A ajuda da UE é encaminhada a assistir à Ucrânia para que possa iniciar as reformas com as quais se comprometeu para modernizar o país, e como respaldo perante a crise aberta com os separatistas pró-Rússia que controlam regiões do leste do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.