Ucrânia suspende trégua na zona da queda do avião malaio

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2014 10h41

Kiev, 7 ago (EFE).- O governo da Ucrânia anunciou nesta quinta-feira a suspensão da trégua declarada pelo presidente Petro Poroshenko entre Exército e separatistas pró-russos no leste do país, onde supostamente o avião da Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil com 298 pessoas a bordo.

Ontem, por causa da deterioração da segurança no local, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou uma cessação temporária das tarefas de busca dos restos mortais das vítimas e dos componentes do avião acidentado no dia 17 de julho, as quais estavam a cargo de legistas holandeses e ucranianos com ajuda de uma equipe da OSCE.

A imprensa ucraniana também informou ontem que representantes da OSCE que trabalhavam no local do acidente foram obrigados a suspender suas atividades por causa de recorrentes tiroteios, cuja autoria foi atribuída aos separatistas pró-russos.

Segundo a nota emitida hoje pelo governo ucraniano, os especialistas debaterão a data do reinício dessa investigação “em um futuro próximo”.

“Até que se tome a decisão de dar continuidade aos trabalhos de busca, a maioria dos analistas deve deixar a Ucrânia, com exceção de um pequeno grupo de especialistas encarregados pela comunicação e coordenação”, acrescentou.

A tensão no leste da Ucrânia e, em especial, em Donetsk, principal bastião da sublevação pró-russa, impedem os investigadores de apresentar uma conclusão preliminar sobre as causas do acidente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.