UE aplaude roteiro para a paz na Turquia anunciada por Ancara
Bruxelas, 1 mar (EFE).- A alta representante para a União Europeia (UE), Federica Mogherini, aplaudiu neste domingo o roteiro para a paz anunciado pelo governo da Turquia e pelo Partido Democrático do Povo (HDP), da esquerda curda do país.
“Trata-se de um passo positivo no processo de paz”, reconheceu a chefe da diplomacia europeia em comunicado.
Em um comparecimento com ministros do governo, o HDP anunciou ontem que o líder da guerrilha curda da Turquia, Abdullah Öcalan, convocou seu grupo para um congresso extraordinário para decidir o abandono definitivo das armas.
É a primeira vez que altos cargos curdos e governamentais traçam juntos uma rota para a paz de forma pública.
Mogherini chamou todas as partes a “não desperdiçar a oportunidade de progredir decisivamente rumo à reconciliação e à democratização”.
A UE reiterou seu apoio político ao processo de paz e sua predisposição em contribuir.
Há dois anos, a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que é liderada por Öcalan observa um cessar-fogo após retirar a maior parte de suas milícias da Turquia.
Mas apesar do motim dos guerrilheiros do PKK no norte do Iraque, o processo de paz ficou estagnado entre frequentes acusações ao governo de não ter dado nenhum passo para melhorar os direitos culturais da população curda. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.