UE, Brasil e outros 11 países avaliam progressos antes da cúpula do clima

  • Por EFE
  • 18/07/2015 12h46

União Europeia (UE), Brasil e outros 11 países de todo o mundo se reunirão neste fim de semana na cidade de Mondorf-les-Bains, em Luxemburgo, para analisar os progressos alcançados antes da conferência de clima em Paris.

O chamado Fórum das Principais Economias sobre Energia e Clima (MEF) conta com a participação do bloco comunitário europeu, Brasil, México, Estados Unidos, Rússia, Austrália, Canadá, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul e África do Sul.

Esse conjunto de países, que soma 80% das emissões mundiais de gases do efeito estufa, concordou em realizar, além do encontro deste fim de semana, outras três reuniões antes da “COP21”, como se conhece à cúpula do clima de Paris, que será realizada no fim do ano. A maioria dos países serão representados em escala ministerial.

Presidirão esta reunião Caroline Atkinson, conselheira de assuntos econômicos internacionais do governo dos Estados Unidos, e Todd Stern, enviado especial dos EUA para a mudança climática.

O MEF foi estabelecido em 2009 com o objetivo de proporcionar um diálogo franco entre as principais economias avançadas e em desenvolvimento em busca de fórmulas para aumentar o uso de fontes limpas de energia e diminuir as emissões de gases do efeito estufa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.