UE classifica como “marco” acordo com Bósnia para possível adesão

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 10h06

Bruxelas, 1 jun (EFE).- A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, classificou nesta segunda-feira como “marco” a entrada em vigor do acordo de estabilização e associação negociado com a Bósnia-Herzegovina e disse acreditar em “resultados tangíveis” para que a adesão do país ao bloco seja considerada no futuro.

“A completa entrada em vigor hoje do acordo de estabilização e associação é um marco no caminho da Bósnia-Herzegovina rumo à UE. Um novo capítulo começa”, declarou em comunicado.

Mogherini pediu “clareza política, uma ação decisiva e um esforço verdadeiro e coordenado das instituições e todos os níveis para desenvolver e implementar a agenda de reformas” que ajuda o acordo.

Além disso, afirmou que será “fundamental” que haja “resultados tangíveis” para que o Conselho da UE considere uma futura solicitação de entrada ao bloco comunitário por parte da Bósnia-Herzegovina.

“Uma esmagadora maioria dos cidadãos da Bósnia-Herzegovina querem que o país entre na UE, e os líderes do país precisam duplicar seu compromisso com as expectativas dos cidadãos”, apontou Mogherini.

O acordo, que estabelece uma relação política, econômica e comercial mais próxima entre as duas partes, se torna assim no principal acordo entre eles e serve para que o país se prepare para uma eventual entrada na UE.

O comissário europeu para a Ampliação e Política de Vizinhança, Johannes Hahn, comemorou a entrada em vigor do acordo e disse que “sente o caminho da Bósnia-Herzegovina rumo ao acesso à UE”.

“A Comissão não poupará em esforços para ajudar as autoridades do país na hora de implementar a agenda de reformas necessárias”, acrescentou.

A CE se mostrou otimista que a entrada em vigor deste acordo aumentará a confiança dos investidores, tanto nacionais como internacionais, e permitirá que as companhias de um lado tenham acesso ao mercado do outro.

Desse modo, Bruxelas espera que aumentem as oportunidades de negócios para as duas partes e que se estimule o crescimento e a criação de emprego.

Por último, a CE explicou que o acordo contribuirá para o “progressivo alinhamento da legislação bósnia com a da UE”, o que “beneficiará os cidadãos através de bens de maior qualidade, mais sãos e seguros”.

A Comissão lembrou que a parte comercial deste acordo já entrou em vigor no dia 1º de julho de 2008, em meio a um pacto interino. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.