UE diz que confia no Paraguai para fechar acordo comercial com Mercosul
Assunção, 13 ago (EFE).- O chefe da delegação da União Europeia no Paraguai, Alessandro Palmero, afirmou nesta quinta-feira que a troca de propostas sobre um acordo até o fim do ano e confiou que os paraguaios, na presidência temporária do bloco sul-americano, ajudarão a fechar o pacto entre ambas as regiões.
Palmero, que se reuniu hoje com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, destacou que a cúpula entre UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorreu em julho, fez ressurgir o “entusiasmo” de ambas partes por concretizar o acordo comercial que está em negociação, com várias interrupções no caminho, desde 1999.
“O Paraguai sempre foi muito favorável na conclusão deste acordo entre a UE e o Mercosul. Nós temos um interesse direto, nossa prioridade continua sendo concluir esse pacto comercial, político e de cooperação”, afirmou Palmero, segundo comunicado divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.
Na cúpula UE-Celac realizada na Bélgica em junho, os diplomatas do Mercosul se comprometeram a realizar uma troca de propostas com o bloco econômico europeu rapidamente.
Segundo o Mercosul, a oferta de bens, serviços, investimentos e compras governamentais do bloco já está preparada. O grupo alega, no entanto, que não pôde mostrá-la aos europeus porque eles ainda não finalizaram o processo de consultas internas para entregar sua proposta. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.