UE e Japão acordam reforçar cooperação em regulação do setor financeiro

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2014 11h25

Bruxelas, 28 mar (EFE).- A União Europeia (UE) teve nesta sexta-feira uma reunião de alto nível sobre os serviços e mercados financeiros na qual acordaram melhorar sua cooperação em matéria reguladora, informou a Comissão Europeia (CE) em comunicado.

A reunião serviu concretamente para mudar pontos de vista sobre os últimos desenvolvimentos em matéria de supervisão no setor financeiro e ambas as partes concordaram melhorar sua cooperação no marco regulador, a fim de garantir que os padrões internacionais sejam aplicados de maneira coerente.

Na reunião, foram abordadas as recentes reformas do setor financeiro na UE e no Japão, incluindo as relevantes para os bancos, as seguradoras, os índices de referência (as taxas de juros interbancários), os derivados, a contabilidade e os fundos de investimento, disse a CE.

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (JFSA) se mostrou satisfeita pela iminente realização da União Bancária, enquanto os funcionários da UE elogiaram o compromisso do governo japonês de relançar o crescimento econômico.

Ambas as partes já reiteraram sua promessa de implementar os compromissos estipulados no G20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes) e acordaram desenvolver juntos um marco para uma cooperação reforçada em matéria reguladora.

A reunião foi presidida pelo diretor-geral de Mercado Interno e Serviços da CE, Jonathan Faull, enquanto a delegação japonesa foi liderada por Masamichi Kono, vice-comissário para Assuntos Internacionais da JFSA.

Participaram ainda da reunião os funcionários da CE, das autoridades supervisoras europeias e da JFSA. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.