UE e Mercosul fecham reunião técnica sem data para troca de ofertas

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2014 16h25

Bruxelas, 21 mar (EFE).- A União Europeia e o Mercosul realizaram nesta sexta-feira uma reunião técnica para fazer um balanço das negociações do acordo de associação para acelerar o processo, mas encerram o encontro sem definir ainda uma data para trocar as primeiras ofertas comerciais.

Os chefes negociadores da UE e dos países do Mercosul que discutem o acordo com a União (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) fizeram uma reunião técnica programada desde a última cúpula UE-Brasil.

“Conversamos sobre a situação da preparação das ofertas de acesso a mercados de ambas as partes, conforme tinha sido estipulado”, disse o porta-voz comunitário de Comércio, John Clancy.

Explicou que as duas partes sublinharam o “forte compromisso de levar adiante o processo de negociações para conseguir um acordo global, equilibrado e ambicioso”.

Os chefes negociadores da UE e do Mercosul “trocaram informação sobre a preparação de suas respectivas ofertas e tentaram esclarecer vários assuntos”, indicou o porta-voz sem dar mais detalhes.

Clancy afirmou que os chefes negociadores se comprometeram a “continuar o trabalho interno e as consultas para intercambiar ofertas nos próximos meses”.

As negociações entre os dois blocos, retomadas em 2010, continuam estagnadas no âmbito comercial devido à falta de consenso no seio do Mercosul sobre a oferta de acesso ao mercado que o bloco sul-americano deve apresentar.

“Estamos esperançosos, mas não inteiramente confiantes, que teremos (a oferta)”, admitiu esta semana no parlamento europeu o diretor-geral do Serviço Europeu de Ação Exterior para as Américas, Christian Leffler, sobre a reunião que aconteceu hoje.

Leffler também admitiu que “ainda há dificuldades no Mercosul sobre a oferta que apresentariam”.

Fontes europeias lembraram que a reunião de hoje tinha como objetivo fazer uma avaliação da situação na negociação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.