UE estuda dar ajuda financeira ao Nepal após terremoto

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2015 14h13

Bruxelas, 25 abr (EFE).- A União Europeia (UE) anunciou neste sábado que estuda ajuda financeiramente o Nepal após o “devastador” terremoto de hoje, de 7,8 graus na escala Richter que deixou mais de 1.400mortos.

None

“Vamos analisar como podemos ajudar o Nepal a reagir em relação aos edifícios destruídos e danificados e como ajudar seus cidadãos”, disse a chefe da diplomacia comunitária, Federica Mogherini, e os comissários europeus de Desenvolvimento, Neven Mimica, e de Ajuda Humanitária e Resposta a Crise, Christos Stylianides, em comunicado conjunto.

“Estamos considerando a possibilidade de proporcionar ao Nepal algum apoio orçamentário”, acrescentaram os três responsáveis comunitários, que não indicaram números.

Além dos 1.400 mortos no Nepal, o terremoto deixou 34 mortos na Índia e 13 na China, países onde também foi sentido com intensidade.

“Esta é uma situação de emergência humanitária que requer um esforço de ajuda coordenada em nível internacional, que a UE está disposta a apoiar”, indicaram os três políticos europeus, que informaram que o Centro Europeu de Coordenação da Resposta a Emergências da Comissão Europeia “acompanha de perto a situação”.

Além disso, “analistas humanitários” da Comissão estão a caminho das regiões de crise, indicaram.

“Estamos profundamente entristecidos pela destruição e perda de vidas causada pelo devastador terremoto que afetou o Nepal e algumas partes da Índia”, assinalaram Mogherini, Mimica e Stylianides, que lembraram que ainda não se sabe o alcance dos danos, nem o número definitivo de vítimas.

“Nossos corações estão com o povo do Nepal e da Índia, e com todas as famílias afetadas por esta tragédia”, disseram.

O comissário europeu de Ajuda Humanitária e Gestão de Crise já tinha expressado esta manhã em seu perfil no Twitter a “solidariedade” da União Europeia com o Nepal.

A vice-presidente da Comissão Europeia para Orçamento e anterior responsável de Cooperação Internacional, Kristalina Georgieva, afirmou no Twitter que “o medo de um terremoto no Nepal sempre tinha sido alto”.

O terremoto foi registrado às 3h11 (de Brasília) e teve epicentro cerca de 80 quilômetros ao noroeste de Katmandu.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.