UE não pode responder à crise de refugiados com egoísmo nacional, diz Schulz

  • Por Agencia EFE
  • 07/09/2015 18h18

Estrasburgo (França), 7 set (EFE).- O presidente do parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou nesta segunda-feira que a crise de refugiados na Europa “não pode ser respondida com egoísmo nacional nem com políticas que não sejam comuns”.

Schulz dedicou algumas palavras ao drama dos refugiados na abertura da sessão plenária da Eurocâmara, onde quarta-feira o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciará no debate do estado da União sua proposta de distribuir na UE 120 mil refugiados.

“Nem com muros nem com cercas se pode solucionar nada. É preciso uma política de asilo comum”, apontou o presidente da Eurocâmara, uma instituição que, exceto por algumas bancadas se mostra simpática à proposta de Juncker.

“É hora de pensar na Europa que queremos. Queremos uma Europa da lei do mais forte ou uma Europa da solidariedade?”, questionou Schulz.

“Não nos desorientemos sobre debates sobre o sistema Schengen ou Dublin. Estamos falando de pessoas que vêm à Europa em busca dos valores sobre os quais gira o projeto da União Europeia”, acrescentou.

Schulz terminou com uma homenagem aos cidadãos que estão acolhendo e ajudando voluntariamente os refugiados.

“Façamos tudo de nossa parte para que uma imagem como a do pequeno Aylan não se repita”, disse, em referência à criança encontrada morta em uma praia no oeste da Turquia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.