UE prolonga por 6 meses sanções contra pessoas envolvidas em crise ucraniana

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2015 12h20

Bruxelas, 2 set (EFE).- A União Europeia acordou nesta quarta-feira prolongar por seis meses, até 15 de março, as sanções dirigidas contra um grupo de pessoas e empresas russas e ucranianas por seu papel na crise no leste da Ucrânia, informaram à Agência Efe fontes europeias.

Os embaixadores dos vinte E oito, reunidos no Comitê de Representantes Permanentes (Coreper), deram sinal verde nesta quarta-feira ao prolongamento das medidas restritivas, que deverão ser agora aprovadas de maneira formal para entrarem em vigor.

As sanções aplicáveis atualmente afetam 150 pessoas e 37 empresas que tiveram seus ativos congelados e que lidam com a proibição de viajar para território comunitário, apesar da lista poder mudar quando for revisada, indicaram as fontes.

A decisão oficial sobre as sanções, segundo as mesmas fontes, deverá ser adotada pelo Conselho (os países de UE) antes de 15 de setembro.

Entre as personalidades afetadas figuram comandantes militares e responsáveis russos da administração da anexada região ucraniana da Crimeia, assim como separatistas pró-Rússia da Ucrânia.

A UE começou a aplicar progressivamente este tipo de restrições em abril de 2014, e adotou além disso medidas econômicas contra a Rússia.

Precisamente os vinte E oito acordaram em junho renovar até o final de janeiro de 2016 as sanções contra a Rússia, que afetam os mercados de capital, defesa, produtos de uso dual e tecnologias sensíveis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.