UE válida extensão de sanções econômicas à Rússia até 31 janeiro de 2016

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 07h05
  • BlueSky

Luxemburgo, 22 jun (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira oficialmente ampliar até o dia 31 de janeiro de 2016 as sanções econômicas impostas à Rússia por causa de seu papel na crise no leste da Ucrânia, para que se cumpra o acordo de paz de Minsk para essa região.

“A UE estendeu as sanções econômicas contra a Rússia até 31 de janeiro de 2016, com vistas a uma completa implementação do acordo de Minsk”, informaram fontes do bloco.

O conselho de ministros das Relações Exteriores da UE aprovou esta medida como um ponto sem debate em sua reunião de hoje, já que tinha sido pactuada previamente em nível dos embaixadores do bloco.

Este tipo de medida restritiva imposta à Rússia em julho de 2014, que afetam os mercados de capital, defesa, produtos de uso dual e tecnologias sensíveis, tinham uma validade de um ano e a UE devia decidir antes do fim desse prazo se optava por renová-las ou retirá-las.

Os líderes da UE tinham decidido na cúpula do março passado vincular “a duração das sanções econômicas contra a Rússia à completa aplicação” dos acordos de paz de Minsk no leste da Ucrânia, “levando em conta que isto só está previsto para o dia 31 de dezembro de 2015”.

Os ministros das Relações Exteriores adotaram hoje as atas legais para tornar efetiva essa ampliação das sanções.

Concretamente, as sanções impedem a pessoas ou entidades europeias de comprar ou vender novos bônus, ações ou instrumentos financeiros similares com um vencimento superior a 30 dias, e que fossem emitidos por cinco grandes bancos estatais russos, suas filiais fora da UE ou que atuassem em seu nome ou sob seu controle. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.