Uganda desarticula célula da milícia islâmica somali Al Shabab

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2014 13h55

Johanesburgo, 13 set (EFE).- As autoridades ugandenses desarticularam neste sábado em Campala uma célula da milícia islâmica somali Al Shabab que preparava um atentado terrorista em Uganda, informou hoje o site da embaixada dos EUA no país.

A legação americana pede em mensagem a seus cidadãos em Uganda que permaneçam em locais seguros durante a tarde de hoje, à espera de que seja “estabelecido o alcance do plano terrorista”.

Segundo a mensagem, o governo ugandense reforçou a segurança em lugares estratégicos, embora a Embaixada americana desconheça os supostos lugares nos quais Al Shabab pretendia atentar.

Al Shabab se responsabilizou pelos atentados com explosivos que deixaram 76 mortos em Campala em 11 de julho de 2010, quando atacaram um restaurante e um campo de rugby onde tinham sido instalados telões para ver a final do Mundial de futebol da África do Sul.

Em setembro de 2013, em Nairóbi, um comando da Al Shabab causo a morte de 67 pessoas no ataque a um centro comercial.

A milícia radical islâmica de Al Shabab, filiada à Al Qaeda, ocupa boa parte da Somália, que vive no caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre.

O grupo luta por instaurar um estado islâmico no leste da África e foi incluído em março de 2008 na lista de organizações consideradas terroristas pelo governo americano.

Recentemente, Al Shabab sofreu um duro golpe com a morte em um ataque aéreo americano de teu líder, Ahmed Abdi Godane, que foi sucedido por Ahmed Omar, conhecido como Abu Ubaidah. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.