Últimas pesquisas dão à Syriza vitória de até 10 pontos de vantagem
Atenas, 23 jan (EFE).- A dois dias das eleições gerais na Grécia, a coalizão de esquerda Syriza conseguiu ampliar sua vantagem frente aos conservadores da Nova Democracia, e dispõe de uma margem de entre 5% e 10%, segundo as pesquisas publicadas nesta quinta-feira.
Realizadas pelos institutos Marc, GPO, Palmos Analysis e Public Issue, as últimas pesquisas dão à coalizão liderada por Alexis Tsipras intenções de voto de entre 30% e 35%.
Trata-se das últimas enquetes dentro da campanha, já que a lei eleitoral grega proíbe a publicação das mesmas durante as 48 horas anteriores à votação.
A pesquisa da Public Issue mostra os esquerdistas com 35% de intenções de voto, a uma distância de 5 pontos em relação à Nova Democracia, com 30%.
Uma segunda pesquisa, realizada pelo instituto Palmos Analysis, dá à Syriza 30,2% dos votos, a dez pontos do partido do conservador e atual líder de Governo Antonis Samaras, que conseguiria 20,3%.
No caso do Marc e GPO, suas pesquisas dão resultados muito similares, com intenções de voto para a coalizão esquerdista de 32,2% e 32,5%, frente à Nova Democracia, que obteria 26% e 26,5% dos votos respectivamente.
O terceiro lugar é disputado entre o partido centrista To Potami, com entre 5,1% e 7% dos votos, e o partido neonazista Amanhecer Dourado, entre 5% e 6,8%.
Os comunistas ortodoxos do KKE aparecem em todas as pesquisas publicadas hoje no quinto lugar, com intenções de voto que vão de 4,3% na pesquisa da Palmos Analysis até 6% na da Public Issue.
O partido social-democrata grego Pasok, que atualmente forma governo com a legenda conservadora Nova Democracia, aparece em todas as pesquisas no sexto lugar, conseguindo entre 3,4% e 5,5% dos votos.
O novo partido do ex-primeiro-ministro Giorgos Papandreou entraria no Parlamento como sétima força em três das quatro pesquisas publicadas, com intenções de voto que vão de 3,1% a 3,5%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.