Último corpo dos jovens sequestrados em bar do México é entregue a parentes
México, 23 mai (EFE).- A Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal do México entregou nesta sexta-feira aos parentes o último dos 13 corpos dos jovens sequestrados no ano passado em um bar da Cidade do México e que foram encontrados em uma fossa clandestina.
A instituição divulgou em comunicado que a equipe da Promotoria Central de Investigação para o atendimento do Delito de Sequestro, denominada Força Antissequestro, assistiu os familiares da vítima nos trâmites administrativos e cumpriu com o protocolo da entrega do corpo.
Com a entrega do corpo de Gabriela Téllez “termina o processo de identificação e entrega” dos 13 que estavam sob a guarda do Instituto de Ciências Legista, informou a Procuradoria.
O texto mencionou que por causa de suas próprias investigações com a ajuda de outras dependências de nível federal e local, 24 pessoas estão sujeitas a processo penal, entre elas o suposto mentor intelectual e prático dos fatos.
Além disso, disse que conta com quatro ordens de apreensão contra outros suspeitos “que estão plenamente identificados”.
O subprocurador Edmundo Porfirio Garrido anunciou ontem a detenção no Estado do México, ao lado da capital, de Javier Rodríguez Fuentes como suposto autor intelectual do sequestro dos 13 jovens realizado em 26 de maio de 2013 no bar Heaven da Cidade do México.
Os corpos das vítimas foram encontrados em agosto do ano passado em uma fossa clandestina coberta com cimento, asbesto e cal em um terreno do município de Tlalmanalco, Estado do México, em meio a uma investigação federal relacionada a posse de armas.
Os corpos foram reivindicados um a um nos últimos dias pelos familiares, que se queixam de que desde a descoberta dos corpos não receberam informação sobre as investigações, mas se inteiram pela imprensa.
Na próxima segunda-feira, quando se completa um ano do sequestro, os parentes participarão a uma missa em memória das vítimas na Basílica de Guadalupe, um dos santuários mais importantes do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.