Último discurso do rei antes da abdicação foi em premiação de jornalismo

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2014 11h56

Madri, 2 jun (EFE).- O último discurso oficial do rei da Espanha antes de anunciar nesta segunda-feira sua abdicação ao príncipe Felipe foi durante a entrega, em 27 de maio, dos Prêmios de Jornalismo da Agência Efe que levam seu nome.

Também por causa do 75º aniversário da Efe, Juan Carlos I ressaltou a longa trajetória da Agência, “durante a qual contribuiu para vertebrar a informação em nosso país, divulgando no resto do mundo a evolução e a transformação da Espanha”.

Segue o discurso completo que fez na entrega dos prêmios, nos quais foram agraciados jornalistas ibero-americanos:

“Os prêmios que hoje nos unem aqui são uma referência fundamental para o jornalismo exercido em línguas espanhola e portuguesa, tanto nos países ibero-americanos, como em outras nações com as quais partilhamos afinidades históricas e culturais.

São prêmios que unem qualidade a universalidade, e que nos permitem reconhecer o excelente trabalho dos melhores profissionais do jornalismo.

Parabéns, portanto, aos que foram distinguidos nessa edição com os Prêmios de Jornalismo Rei da Espanha e com o Prêmio Don Quixote.

E muito obrigado, porque sua tarefa não apenas é chave para informar aos cidadãos, mas contribui também para fortalecer a convivência e a democracia em nossas sociedades.

Quero parabenizar, igualmente, as entidades que promovem esses prêmios – a Agência Efe e a Secretaria de Estado de Cooperação Internacional e para região ibero-americana – e agradecer o apoio dos patrocinadores.

A Agência EFE cumpre agora, além disso, 75 anos; uma longa trajetória durante a que contribuiu para vertebrar a informação em nosso país, divulgando no resto do mundo a evolução e a transformação da Espanha.

A exposição que lembra o aniversário mostra fielmente o passado e o presente da Agência, com os olhos voltados para seu futuro promissor. Muitas felicidades.

Senhoras e senhores. Mais um ano, o júri reconheceu a excelência de um jornalismo rigoroso e sério, e premiou trabalhos de investigação, de denúncia social e defesa lateral meio ambiental.

Também destacou a beleza e a plasticidade de uma instantânea ou de um simples e expressivo texto literário, assim como uma magnífica entrevista que demonstra a pujança da língua espanhola e da comunidade hispânica nos Estados Unidos. Foi premiado, em suma, um jornalismo de qualidade e de atualidade.

Desta vez se distinguiu, igualmente, o trabalho do jornalista e acadêmico Luis María Ansón, que, como presidente da Agência nos anos da Transição, liderou sua modernização e impulsionou sua projeção internacional.

Muitas felicidades, Luis María, pelo Prêmio Extraordinário 75º Aniversário que, tão justamente, você recebeu.

Quero, por último, antes de terminar, felicitar novamente a Efe neste aniversário e reiterar nosso agradecimento e nosso parabéns a todos os premiados por seu frutífero trabalho e seu prêmio muito merecido. Muito obrigado”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.