Últimos corpos de acidente em mina turca são recuperados

  • Por Agencia EFE
  • 04/12/2014 10h10

Istambul, 4 dez (EFE).- Mais de um mês depois do acidente na mina de carvão de Ermenek, no sul da Turquia, que custou a vida de 18 operários, as equipes de resgate recuperaram os últimos cinco corpos.

Os corpos foram levados ao hospital local para identificá-los através de testes de DNA, informou nesta quinta-feira a emissora turca “NTV”.

Terminou assim o trabalho de resgate, 37 dias depois do deslizamento que matou os mineiros no dia 28 de outubro passado, na segunda maior tragédia do setor da Turquia, após a de Soma, em maio, na qual morreram 301 operários.

Segundo relatório preliminar da Promotoria, o acidente de Ermenek aconteceu porque os gerentes da mina não deixavam distância suficiente entre as galerias nem tomavam precauções para impedir que se acumulasse água nos trechos abandonados.

A pressão de água acumulada pode ter finalmente derrubado as paredes entre dois poços, causando um deslizamento mortal.

Por outro lado, um recente relatório indica que alguns dos trabalhadores não morreram afogados, mas sim intoxicados por gás metano, após 15 horas de espera, isolados pela água.

Uma “câmara de sobrevivência” como se emprega em outros países teria salvado não só os 301 mineradores de Soma, mas também muitos de Ermenek, assegurou o jornal “Milliyet”.

As minas da Turquia sofrem frequentes acidentes e a taxa de mortos por cada milhão de toneladas de carvão extraído é de 6,5 pessoas, 30 vezes maior que a de países com um desenvolvimento econômico comparável. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.