Uma batalha contra o ebola e seu esquecimento

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 17h30
EFE Treinamento para enfrentar pacientes com ebola

Em 2014, a África Ocidental se viu em um pesadelo devido a uma doença que ameaça sua população e destrói seus recursos econômicos – o ebola, que ainda não tem cura e causou a morte de mais de 5.000 pessoas -, além da reação tardia da comunidade internacional e sua limitada colaboração para acabar com a catástrofe.

O surto – assim chamado durante meses para evitar a palavra epidemia – surgiu no começo de março na Guiné. Sua origem mais provável, em um país onde a caça e ingestão de morcegos e macacos é um hábito comum, foi o contágio animal.

Antes do final de março, o vírus tinha matado quase cem pessoas e tinha se propagado para o país vizinho, a Libéria, o mais afetado hoje em dia.

A organização Médicos Sem Fronteiras advertiu que se tratava de uma “epidemia sem precedentes”, mas ninguém pareceu emprestar muita atenção, nem sequer a ONU, que se limitou a observar e contabilizar vítimas. Não era o primeiro surto detectado na África, embora já parecesse o mais grave. O pior, até aquele momento, foi o vivido por Uganda no ano 2000, com 175 mortes.

Este número acabou ficando muito para trás devido ao crescimento exponencial do novo surto, já transformado em epidemia: Em julho, tinha matado 518 pessoas em Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria; em agosto subiu para 1.779, e em setembro para 2.461.

O número de vítimas aumentou para 5.420 em novembro, e as previsões de alguns organismos internacionais o situam acima dos 20.000 a médio prazo.

Os países mais afetados adotaram algumas medidas de choque para conter a expansão, como a restrição do movimento de pessoas, mas elas foram ineficazes diante do verdadeiro problema: o analfabetismo generalizado, a carência de recursos médicos e os ferrenhos costumes sociais e religiosos.

Em muitas regiões da África Ocidental, os corpos são velados durante três dias, e é comum receberem beijos. O método mais aceito de cura é a fé, e os remédios mais efetivos são o chocolate quente, a cebola crua e uma mistura de água e sal.

Mas o vírus não mata apenas pessoas, também destrói economias. Segundo a última avaliação do Banco Mundial, se o ebola continuar se espalhando, pode ter um impacto financeiro de cerca de 26,2 bilhões de euros no final do próximo ano na região.

O impacto da doença não se restringe à margem ocidental do continente: países como Quênia, Tanzânia e Botsuana viram reduzidas para até 70% suas reservas turísticas por causa de um vírus que, em sua distância mais curta, está a 5.225 quilômetros.

É como se o turismo caísse drasticamente na Espanha por causa de uma epidemia no Catar, entre cujas capitais há 5.300 quilômetros por rota aérea. O conceito de “África” como país parece um estereótipo irreversível.

No entanto, um dos capítulos que mais se destacam desta crise é a reação da comunidade internacional, que em sua maioria apresenta mais discursos do que ajuda efetiva.

O surto surgiu em março, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) só decretou o estado de alerta quatro meses depois, quando o vírus já tinha cruzado várias fronteiras e o número de mortos beirava o milhar.

Quando atravessou oceanos e chegou a outros países (Estados Unidos e Espanha), muitos governos começaram a percebê-lo como uma ameaça de potencialidade extrema, e não como um problema mais de um pequeno cantinho do continente esquecido.

Barack Obama enviou 2.100 soldados, e a União Europeia e outros países comprometeram centenas de milhões de euros, mas muito poucos forneceram o que todos os especialistas concordaram em apontar como a necessidade mais urgente: médicos.

Apenas a China, que enviou perto de mil profissionais, a Nigéria e Cuba, com cerca de 500 cada um, concretizaram suas promessas.

Segundo diferentes estudos, são necessários cerca de 5.000 médicos em campo para controlar a epidemia, mas o número atual não passa de 1.500.

“Não é fácil encontrar pessoas que queiram combater o ebola nesses países. Há muito medo da doença e de ficar estigmatizado”, reconheceu à Agência Efe a diretora-chefe da Unidade de Emergência da Cruz Vermelha Espanhola, Cristina Castillo.

Essa organização luta para manter o problema “dentro do interesse geral”, porque continua existindo e está “muito longe” de ser controlado.

“Não podemos deixar que seja mais uma crise esquecida, uma das tantas que há no continente africano”, pressionou Cristina. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.