Uma semana após terremoto, número de mortos no Nepal sobe para 6.621

  • Por Agencia EFE
  • 02/05/2015 02h32

Katmandu, 2 mai (EFE).- Uma semana depois do forte terremoto que devastou o Nepal, o Ministério do Interior do país asiático elevou neste sábado para 6.621 o número de mortos na tragédia, e o de feridos para 14.566.

A expectativa é que o total de vítimas seja ainda maior, já que as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar às regiões mais remotas do país, também fortemente castigadas pelo tremor.

A embaixadora da União Europeia no Nepal, Rensje Teerink, afirmou ontem que entre os mortos estão 12 cidadãos europeus. Outros 1.000 ainda estão desaparecidos, mas isso não significa necessariamente que eles estejam entre as vítimas, destacou a diplomata.

“Podem estar bem”, resumiu, sem detalhar quais as nacionalidades desses cidadãos europeus.

O Consórcio de Redução de Riscos no Nepal, uma entidade da qual fazem parte organismos da ONU, calcula que o terremoto obrigou 2,8 milhões de pessoas a deixarem suas casas, 10% da população total do país de 28 milhões de habitantes.

Segundo o órgão, o tremor destruiu totalmente 160 mil casas e deixou outras 143 mil parcialmente danificadas no país.

O terremoto foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.