União Europeia apoia entrada da Lituânia na zona do euro em janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 10h31

Luxemburgo, 20 jun (EFE).- Os ministros de Economia e de Finanças da União Europeia (UE) apoiaram nesta sexta-feira a entrada da Lituânia na zona do euro em 1º de janeiro de 2015, confirmaram à Agência Efe fontes comunitárias.

Os vinte e oito países analisaram os relatórios de convergência da Comissão Europeia (CE) e do Banco Central Europeu (BCE) apresentados no início do mês, que já foram respaldados nesta quinta-feira pelos ministros do ramo da zona do euro, o Eurogrupo.

Os documentos ressaltam os esforços feitos pelo país báltico para cumprir com os requisitos necessários para se unir ao clube da moeda única.

A adoção do euro pela Lituânia aguarda agora o sinal verde dos chefes de Estado e do governo da UE, previsto para a cúpula de líderes que será realizada no final da próxima semana em Bruxelas.

Assim que os líderes expressarem seu apoio à ampliação da zona do euro, a questão voltará mais uma vez à mesa dos ministros econômicos para que deem o sinal verde final à entrada da Lituânia à zona da moeda única.

Se tudo correr como o previsto, o país báltico se incorporará em setembro aos encontros do Eurogrupo com o status de país observador, adiantou nesta quinta-feira o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem.

Em Janeiro, o Estado já integrará com pleno direito os 18 Estados que atualmente compartilham a moeda única. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.