Unicef: frio faz situação das crianças deslocadas no Iraque ser crítica

  • Por Agencia EFE
  • 12/01/2015 12h48

Genebra, 12 jan (EFE).- A Unicef disse nesta segunda-feira que as gélidas temperaturas registradas no Iraque, assim como no resto do Oriente Médio, estão fazendo com que a situação volte a ser crítica para mais de um milhão de crianças deslocadas pela violência no país.

As estimativas mais recentes cifram em 2,1 milhões os deslocados forçados no Iraque, dos quais mais da metade são menores.

Os deslocados se transferiram na grande maioria para o norte, onde as temperaturas neste inverno estão abaixo de zero.

As famílias deslocadas que se abrigam em tendas de campanha ou em outros alojamentos precários, como edifícios em construção, estão expostas a doenças e até morte pela falta de acesso aos bens e serviços mais essenciais.

Apesar da Unicef fornecer, desde outubro, jogos de roupa de inverno (abrigos, gorros, botas e outros artigos) para 200 mil crianças deslocadas na zona, alguns ainda não receberam nenhum tipo de ajuda.

Além disso, o Fundo da ONU para a Infância distribuiu sete mil cobertores térmicos.

“Em condições na qual as crianças sofrem, em alguns casos durante anos, com a violência e exclusão de serviços básicos, como educação, é inaceitável que não tenham sapatos ou roupa apropriada para o inverno, portanto, embora nossos recursos sejam limitados, tentamos dirigi-los estritamente aos mais vulneráveis”, disse em comunicado o representante da Unicef no Iraque, Marzio Babille.

Para chegar a mais crianças com assistência, o organismo informou que requer 200 mil cobertores adicionais, 25 mil aquecedores e outros milhares de artigos contra a hipotermia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.