Unicef pede ajuda urgente para crianças afetadas pelo ciclone “Pam”
Madri, 15 mar (EFE).- A Unicef fez um pedido internacional de emergência neste domingo para atenuar a devastação causada pelo ciclone “Pam”, que afetou 54 mil crianças do arquipélago de Vanuatu, no sul do Oceano Pacífico.
Em comunicado, a entidade afirma que são necessários US$ 2 milhões para atender as necessidades humanitárias imediatas de crianças e famílias, mas a quantia pode ser maior quando for divulgado o resultado de avaliações posteriores.
“Vanuatu precisa de amplo apoio para atender as necessidades mais urgentes de água, saneamento e higiene, incluindo a provisão de contêineres de água, pastilhas potabilizadoras de água, sabão e instalações sanitárias temporárias”, afirma a nota.
Os sistemas de abastecimento e distribuição de água foram destruídos, com danos para boa parte da população, o que aumenta rapidamente o risco de transmissão de doenças. A Unicef já trabalha no local e responde com atendimentos de emergência.
O furacão, de categoria 5, atingiu as ilhas na sexta-feira passada e pelo menos metade da população foi prejudicada, cerca de 132 mil pessoas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.