United Airlines compra 5% da Azul por US$100 mi
A Azul Linhas Aéreas e a United Airlines, do grupo United Continental, anunciaram acordo nesta sexta-feira por meio do qual a companhia norte-americana comprará 5 por cento do capital da empresa brasileira por 100 milhões de dólares.
A parceria envolve o direito de a United ter um membro no Conselho de Administração da Azul e também um acordo de compartilhamento de voos (“codeshare”) entre as companhias.
A participação do presidente-executivo e fundador da Azul, David Neeleman, de cerca de 67 por cento do capital, não terá mudança relevante com a operação, já que a entrada da United será feita por meio de uma injeção de capital.
“Queremos tudo”, disse Neeleman a jornalistas, ao responder pergunta se o objetivo do acordo é o de aproximar a Azul da rival Gol, que tem parceria com a Delta para atuar no exterior.
“Com a força que temos em aviação regional, isso nos ajuda a fazer mais de tudo e ganhar em capilaridade.”
O acordo acontece duas semanas após o consórcio liderado por Neeleman ter vencido a disputa pela compra de 61 por cento da portuguesa TAP, do governo português, por 354 milhões de euros.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.